Feira da Metalurgia chegou a Joinville nesta semana
-
Foto: Divulgação -
Metalurgia 2023 estreia trazendo lançamentos, tecnologias e inovadoras e serviços para a cadeia de fundição
Cinco anos após a sua última edição, a Fera da Metalurgia estreou nesta terça-feira (19), na Expoville. A edição celebra os avanços tecnológicos surgidos desde então. Com o dobro de expositores e de área de exposição registrados em 2018, a 12ª Metalurgia tem a participação de 210 expositores, vindos do Brasil e de outros sete países, sendo China, Estados Unidos, Turquia, Espanha, Itália, Rússia e Argentina.
A solenidade de abertura foi prestigiada pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva, autoridades, lideranças do setor e de entidades representativas, expositores e visitantes. Reiterando a importância do ramo da metalurgia em todo o processo industrial, o prefeito reforçou a vocação de Joinville no setor. “Joinville é uma cidade incrível, com mais de 400 ferramentarias. E não existe indústria sem passar pelo ramo da metalurgia, que é a base de toda a produção. Por isso, é um orgulho recebermos expositores nacionais e de tantos países, além dos quase 15 mil visitantes que deverão estar na cidade nesses dias. Estamos muito felizes e desejamos bons negócios a todos”, declarou.
Durante os quatro dias o público vai encontrar na feira e salas de conteúdo, a convergência de novos conceitos com software para fundição, fundição 4.0, automação industrial, sistemas filtrantes, máquinas e equipamentos para indústrias de fundição, fornos, refratários, metrologia, equipamentos para laboratórios, tecnologias para jateamento, soluções em microfusão, válvulas, queimadores, gestão ambiental e eficiência energética. “A Metalurgia acontece em um dos maiores centros de tecnologia de fundição da América Latina. Ao longo dos quatro dias de evento, os profissionais de todo o Brasil virão a Joinville e terão a oportunidade de explorar tecnologias que estão mudando o futuro da fundição e da metalurgia”, destaca Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora do evento.
Para Cacídio Girardi, presidente da Associação Brasileira da Fundição (ABIFA), eventos como a Metalurgia são importantes para promover a integração do setor, bem como a discussão e definição de políticas que objetivem o melhor aproveitamento dos recursos naturais do país e, consequentemente, o desenvolvimento da sociedade. “A ABIFA apoia cada vez mais esses eventos para que possamos fazer com que os nossos associados se integrem com toda a cadeia de trabalho de produção dos nossos valores, incluindo maquinários e equipamentos”, afirma o presidente.
Reforçando a importância das parcerias, o gerente Executivo da FIESC/SESI/SENAI Regional Norte Nordeste, Marco Aurélio Goetten, destacou programas de educação conduzidos e apoiados pelo sistema, inclusive ligados diretamente ao setor de metalurgia e fundição.
Entre eles, a retomada do curso Técnico de Metalurgia e Fundição e a criação do novo programa de pós graduação em Engenharia de Fundição para Manufatura Avançada, realizados em parceria com a ABIFA, entre outros programas de formação de capital humano desenvolvidos em parceria com entidades como a Prefeitura de Joinville e a ACIJ. “Citamos o programa Hello Joinville, o programa Trilhas de Educação, que levou robótica, programação e tecnologia às escolas, o programa EJA (Educação para Jovens e Adultos). Parcerias são fundamentais e colhemos frutos com elas”, afirmou Goetten.
O Quê: Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Quando: 19 a 22 de setembro, das 13h às 20h
Onde: Centro de Convenções e Exposições (R. XV de Novembro, 4315 – Glória)
Quanto: Gratuito
Credenciamento de visitantes: https://materiais.messebrasil.com.br/metalurgia-2023-visitante - Acesso a partir de 14 anos
Deixe seu comentário